Ciclo de palestras do primeiro dia de Fórum é encerrado com temas bastante pertinentes
- 15 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Durante todo o dia desta quinta-feira (11), vários palestrantes passaram pela ABERSSESC para participar do XXII Fórum Nacional de Entidades Representativas dos Militares Estaduais – ANERMB.
A primeira delas foi do presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Charles Alexandre Vieira. O tema de sua palestra é “Redes de aprendizagem: o colegiado superior como modelo de governança na segurança pública”, no qual ele explicou como funciona o Colegiado em Santa Catarina, único que há uma divisão da chefia da segurança pública, dando a oportunidade para que os chefes e comandantes de todos os órgãos que compõem a segurança possam geri-la.
Em seguida, ouvimos dois palestrantes que trouxeram um tema bastante importante para os militares brasileiros: “A aplicação dos institutos penalizadores da Lei n.º 9.099/95 no âmbito da Justiça Militar”, como senhor John Molina e, tivemos como mediador, o advogado de ofício da Justiça Militar de Santa Catarina, Rodrigo Pimenta, que trouxe sua experiência no assunto aqui no Estado, com a palestra “Medidas despenalizadores na Justiça Estadual: a experiência catarinense”.
“Palestras de suma importância para nossos militares. Precisamos discutir e ouvir mais sobre essas medidas despenalizadores. Um tema que, com certeza, poderá ser levado em outros encontros”, afirmou o presidente da ANERMB, Leonel Lucas.
No período da tarde, iniciamos com a palestra “O trabalho integrado da Polícia Militar e do Ministério Público e as possibilidades de combate à criminalidade”, com o promotor de justiça e presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Marcelo Gomes da Silva. O promotor trouxe, em sua fala, experiência práticas e relatou de como a parceria entre o MP e a PM é muito importante para a diminuição do combate aos crimes.
Ao final, o vice-governador do Acre, Wherles Fernandes da Rocha, falou sobre a “Organização política dos militares estaduais – projeto Patrono”. Ele estava acompanhado do presidente da ASSEGO, subtenente Luís Cláudio. O tema, bastante controverso, gerou dúvidas bastante pertinentes, mas que foram sanadas pelos nossos palestrantes.
“O dia encerrou com chave de ouro. Um ciclo de palestras excelente, com profissionais gabaritados e de alto nível de conhecimento”, disse o presidente da ABERSSESC, subtenente Cleber de Paulo Irmão.
Texto e fotos: Rafaela Dornbusch – MTB/SC 2630








































Comentários