top of page

História

A Associação dos Militares Estaduais de Santa Catarina - AME-SC foi fundada em 24 de abril de 1934 por um grupo de 10 associados - subtenentes e sargentos.

A recém-fundada Associação passou a funcionar em uma dependência do Quartel do Comando-Geral, que foi cedida pelo comandante-geral à época. Em 30 de abril, foi lavrada a primeira ata registrando sua fundação e a escolha do primeiro presidente, sargento João Bernardino da Cunha.

Nos anos 70 foi criado o Conselho Deliberativo, já que até então a entidade era administrada pela Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Após aquisição do terreno na Rua Fúlvio Aducci, a atual sede foi construída na gestão do subtenente Mário Domingo Alves. O terreno da praia dos Santinho – Norte da Ilha, onde foi implantado sede balneária da AME-SC, foi adquirido na gestão do subtenente Odir Ferreira.

Além da estrutura física para atender os associados de modo satisfatório e eficiente, outra questão que tem sido alvo constante da atuação da AME-SC é a luta por melhores salários e condições dignas de trabalho para o policial e bombeiro militar. Assim, vários momentos da história da Associação registram a luta e engajamento da entidade nestes aspectos.

Em 1990, durante a gestão do sargento Nazareno Espíndola, aconteceu uma passeata contra os baixos salários, promovida pela AME-SC e pelas esposas dos associados.

Em 1991 e 1992, já na gestão do subtenente Carlos Alcestes Waltort, foi realizado um amplo movimento reivindicatório pela melhoria dos salários que não correspondiam à necessidade da época. É através deste movimento que a Associação ganha representatividade política e elege um deputado estadual oriundo dos praças, o sargento Jaime Aldo Mantelli. A luta prosseguiu até que o então governador, Wilson Kleinubing, atendeu a reivindicação da classe, concedendo um reajuste de 90% que seriam pagos em quatro parcelas.

Nos anos que se seguiram a AME-SC consolidou sua atuação junto aos associados, ampliando sua atuação.

 

Nestes 88 anos de história, vários foram os desafios enfrentados pela AME-SC. Mas, a luta por melhores condições de trabalho, bem como melhores salários sempre foram o norte e objetivos de todos que passaram pela Associação.

A AME-SC é para todos: de soldado a coronel, todas as graduações poderão ser representadas pela AME-SC.

 

Venha fazer parte da AME-SC você também. Conheça nosso trabalho nas redes sociais e site.


AME-SC – Associação dos Militares Estaduais de Santa Catarina é para você, é para todos!

Missão

Defender os direitos e interesses dos policiais de todas as graduações - de soldado a coronel - a Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, bem como realizar ações sociais e beneficentes.

bottom of page